COMO CHEGAMOS
AQUI

 

2015
Integrantes de movimentos, organizações, coletivos e ativistas independentes criam a movimentação Muitas com a proposta de ocupar as eleições com cidadania e ousadia para fazer uma política de uma forma diferente.
2016
As Muitas apresentam 12 candidaturas à Câmara Municipal de Belo Horizonte. É feita uma campanha coletiva sob o lema "votou em uma, votou em todas". Com pouquíssimos recursos financeiros e muito trabalho voluntário, a movimentação conquista votação expressiva em todas as regiões da cidade. Duas candidatas são eleitas, sendo uma delas a mais votada da história das eleições em BH.
2017
Com o mandato compartilhado de Áurea Carolina e Cida Falabella tem início a experiência política que ganha nome de Gabinetona. Bella Gonçalves, a terceira mais bem votada, passa a integrar o projeto por meio da prática que chamamos de covereança. No final desse ano, é realizado a primeira edição do Ocupa Política, um encontro nacional que passa se configurar como uma confluência de organizações, coletivos e mandatos que se reúnem para potencializar candidaturas ativistas.
2018 - 2019
Novamente em uma campanha coletiva, as Muitas apresentam sete candidaturas à Assembleia de Minas e cinco à Câmara dos Deputados. Áurea Carolina é eleita deputada federal e Andréia de Jesus deputada estadual. Bella Gonçalves assume como vereadora ao lado de Cida Falabella na Câmara Municipal de BH. A experiência da Gabinetona é ampliada para as três esferas do Legislativo.

Participação popular

Tecnologias sociais para construção de um mandato aberto, coletivo e popular

MAPAS DE LUTA
Nossa equipe tem compromisso e experiência de atuação junto a diversas lutas populares e se organiza no que chamamos de "mapa de lutas". Nossas assessoras acompanham pautas prioritárias, conectam o diálogo da Gabinetona com movimentos e ativistas e contribuem para fortalecê-los por meio da facilitação do acesso aos instrumentos da política institucional.
LABORATÓRIOS POPULARES DE LEIS (LabPops)
Nossos projetos de lei são construídos coletivamente, em rodas de conversa e trabalho com a população. Os LabPops também são instrumentos para guiar a nossa incidência em propostas apresentadas por outros parlamentares ou pelos governos.
GRUPOS FORTALECEDORES (GFortes)
Contamos com grupos formados por ativistas, pesquisadoras, trabalhadoras e outras pessoas interessadas em contruibuir com a orientação política do mandato.

 

 

COM AMOR PELA DEMOCRACIA E PÉ NA PORTA!

>> AQUI TEM TRANSPARÊNCIA
Realizamos, periodicamente, balanços dos mandato em espaços públicos. Também publicamos nas redes das parlamentares e em nosso site os nossos posicionamentos políticos, nossas ações de fiscalização do Poder Executivo, as principais votações em plenário e os fatos mais relevantes de nossa atuação.
>> AQUI TEM REPRESENTATIVIDADE
A equipe da Gabinetona é formada por mais de 90 ativistas, com uma maioria de mulheres e presença poderosa de pessoas negras, LGBTIQs, indígenas, moradoras de ocupações urbanas, uma liderança quilombola e uma pessoa com deficiência.
>> AQUI TEM DOAÇÃO DE SALÁRIOS
Nós não concordamos com os altos salários que separam parlamentares da maioria da população. Nossas parlamentares reservam parte de seus subsídios mensais para a criação de mecanismos de apoio a ações sociais e culturais.

 

 

Projetos
de Lei da Gabinetona

Construídos de forma colaborativa e participativa #OutraPolíticaÉPossível

Projetos e ações para além
da
atuação parlamentar

CÊ FRAGA

Chamada pública em que a população indica iniciativas sociais e cultaurais para serem cartografadas e reconhecidas. Por meio desse instrumento, os recursos acumulados das doações de subsídios dos parlamentares são distribuídos.

ZONA DE CONFLUÊNCIA

Encontros abertos e formativos com temas diversos. "Resistência, territórios e bem viver", "Dororidade e resistência negra feminista", "Arte, política e loucura", "Lutar para aposentar" são alguns dos temas que já foram abordados.

TEATRO NO LEGISLATIVO

Az Diferentonas é nosso grupo de teatro e educação popular que, inspirado pelo trabalho de Augusto Boal, atua como elo poético e artitístico do mandato com a cidade. O grupo criou um núcleo experimental de teatro do oprimido, T.O. na Cidade, que visa multiplicar essa experiência.

FRENTE DE DIREITOS HUMANOS

Grupo da Gabinetona que recebe denúncias de violações de direitos e dá a elas tratamento por meio de acionamento da rede de proteção, encaminhamento para orgãos competentes ou construção de ações parlamentares.

DIGNIDADE AMBULANTE

Projeto que busca dialogar com trabalhadoras e trabalhadores ambulanntes da cidade, popularizando direitos, enfrentando tentativas de criminalização e formando opinião pública.

INDIANIZA BH

Programa de letramento étnico-racial que percorre escolas, universidades, centros culturais e outros espaços buscando construir novas compreensões sobre os saberes indígenas.

CAFÉ DA CIDA

Encontros e oficinas formativas com mulheres do bairro Serrano e região Noroeste de BH.

CULTURA JUVENIS

Projeto construído em articulação com diversos coletivos autônomos das quebradas. O objetivo é criar um campo de confluência máxima entre os coletivos, defender os direitos culturais e fortalecer processos de incidência na política de licenciamentos e alvarás, simplificando o acesso ao espaço público.

Parlamentares

A Gabinetona é um mandato coletivo, aberto e popular representado pelas vereadoras Bella Gonçalves e Cida Falabella, pela deputada estadual Andréia de Jesus e pela deputada federal Áurea Carolina.

marca-footer