Acompanhe

08.10
2019

#Transparência

Em setembro, na Câmara dos Deputados:

.: Pelo voto popular, Áurea Carolina foi a parlamentar mais bem votada em Minas Gerais no prêmio Congresso em Foco 2019! Ficou também entre os 20 melhores deputados federais do país, de acordo com os jornalistas que cobrem o Congresso Nacional.

.: Conseguimos vitórias importantes em defesa das comunidades quilombolas de Alcântara, no Maranhão! Apesar da insistência da base do governo em acelerar a tramitação do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) na Casa, o MPF emitiu nota técnica favorável à realização da consulta prévia às comunidades sobre o AST, a partir de articulação do nosso mandato, do dos deputados David Miranda e Talíria Petrone, de representantes quilombolas e da Coalizão Negra por Direitos.

.: Na Comissão de Cultura, a Gabinetona organizou o Seminário “Art. 5º: Censura Nunca Mais”, em parceria com parlamentares de diferentes estados e partidos, reunindo representantes de instituições, ex-integrantes do Governo Federal, artistas e ativistas para discutir o retorno da censura em nosso país.

.: Participamos de audiências públicas sobre as cotas para mulheres nas eleições e os desafios para participação feminina na política e sobre o papel da imprensa para o enfrentamento à violência machista e ao feminicídio.

.: Acompanhamos o GT que analisou o pacote de maldades do ministro Sergio Moro (vulgo “pacote anticrime”) e derrubou do texto o excludente de ilicitude, que isenta de punição policiais que matarem em caso de “medo, surpresa ou violenta emoção” – na prática, uma licença para matar.

.: Apresentamos, junto da bancada do PSOL na Câmara, emendas à PEC 45/2019, que dispõe sobre a reforma tributária. Defendemos a adoção de critérios mais justos para a tributação, em uma reforma consequente, participativa e atenta à democracia fiscal! Saiba mais: http://bit.ly/2Il19iv

.: Ao lado do cacique Raoni e de diversas lideranças indígenas e ambientalistas no país, estivemos com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que se comprometeu a suspender matérias prejudiciais aos povos indígenas na Casa.

.: Nossa Gabinetona recebeu 215 projetos em nossa consulta pública para a definição de emendas parlamentares – um processo transparente e participativo para a destinação de recursos públicos! O resultado deve ser divulgado nas próximas semanas.

.: Áurea Carolina esteve em Essen, na Alemanha, junto da coordenadora de mandato Flávia Tambor, para representar nossa Gabinetona em reunião internacional com mulheres de partidos de esquerda e progressistas realizada pelo partido alemão Die Linke.

.: Ainda na Alemanha, Áurea e Flávia participaram de painéis no festival internacional Feminist Futures. As agendas foram um convite do Die Linke e da Fundação Rosa Luxemburgo, sem ônus para a Câmara dos Deputados.

.: No DF, Áurea participou do PerifaTalks, em Ceilândia, com o parceiro Max Maciel e outros aliados das lutas periféricas; da roda de conversa Política com Afeto, junto de @marivaldocpereira e Carolina Saraiva; e do Seminário sobre Cultura de Violência contra Mulheres, do projeto Usina de Valores/Instituto Vladimir Herzog, em parceria com o Instituto Federal de Brasília.

.: Em BH, estivemos no Comando de Policiamento da Capital, com a deputada estadual Andréia de Jesus e as vereadoras Bella Gonçalves e Cida Falabella, para fortalecer o diálogo permanente entre a Gabinetona, a Prefeitura, comunidades e agentes de segurança pública.

.: Ainda em Belo Horizonte e Contagem, Áurea participou de rodas de conversa para receber pessoas interessadas em somar na construção política do PSOL. Um salve a todo mundo que se filiou!

.: Somamos na luta contra o Escola sem Partido na Câmara Municipal de BH, junto às verês Bella Gonçalves e Cida Falabella e à deputada estadual Andréia de Jesus.